Diversão em Cena apresenta Orquestra Modesta em Curitiba

O premiado espetáculo autoral “Canções Para Pequenos Ouvidos” de música e palhaçaria está em circulação nacional e faz apresentação única e gratuita no Teatro Regina Vogue. 

Foto: Amanda Areias

Na matinê de 30 de julho (domingo), um grande e divertido espetáculo será apresentado pela Orquestra Modesta no Teatro Ebanx – Regina Vogue, em Curitiba. Criado e dirigido pelo paulistano Fernando Escrich, o show Canções Para Pequenos Ouvidos promete encantar a criançada e a família toda. Com uma dramaturgia que conta a história de um maestro, quatro palhaços e arranjos modestos cheios de simplicidade, o público é conduzido a uma viagem sonora, “cada canção conta uma história, algumas trazem reflexões filosóficas, outras memórias afetivas comuns da infância, passando por diversos ritmos brasileiros e letras poéticas e, claro, muitas brincadeiras e interação com a plateia”, conta o idealizador do projeto Fernando Escrich, experiente músico palhaço e premiado diretor teatral e musical.

 “Canções Para Pequenos Ouvidos” é um apanhado de criações de Escrich, reunindo canções que fazem parte de trilhas sonoras originais de diferentes espetáculos infantis dirigidos por ele. “A ideia foi reunir essas músicas e costurar um roteiro entre elas e valorizar a importância das trilhas teatrais para a dramaturgia teatral, essa é a principal pesquisa artística deste espetáculo”, conta. A proposta é também estimular a criatividade e musicalidade das crianças através de um espetáculo lúdico que brinca com a música, rítmica e a forma simples de tocar dos palhaços. 

 A peça em cartaz desde 2017, foi assistida por 30 mil pessoas nas mais de 80 apresentações realizadas em diversas temporadas em São Paulo, e já circulou por Santa Catarina, Bahia, Goiás e Pará. É a primeira vez do grupo em Curitiba, que além do show gratuito, com tradução em Libras, no Teatro Regina Vogue, vai realizar no dia 1 de agosto (terça-feira), duas apresentações exclusivas para os alunos da rede pública na Escola Municipal Rolândia, no Boqueirão. “A ideia é apresentar esse universo lúdico para crianças, fazendo uma grande brincadeira que é uma orquestra formada apenas por palhaços”, revela Escrich.

 Também faz parte do projeto a Oficina: A Cena e Música do Palhaço, direcionada à classe artística com realização em 2 de agosto (quarta-feira), na Cia do Abração. O trabalho é ministrado  pelos palhaços-músicos da Orquestra Modesta, que oferecem ao participante, de forma lúdica, caminhos para a construção do seu próprio processo de criação musical para ilustrar, tocar, cantar e contar uma história com graça e beleza, através de exercícios rítmicos e vocais além de jogos teatrais. As inscrições estão abertas até 1/8 pelo e-mail: orquestra_modesta@gmail.com, com o envio de uma carta de intenção. 

A Orquestra Modesta é formada por: Alexandre Maldonado (palhaço Brocolino), Débora Sanders (palhaça Tetéia), Tereza Gontijo (palhaça Guadalupe), Príscila Galvão (palhaça Tica da Silva), Sandro Fontes (palhaço Sandoval) e Vinicius Ramos (palhaço Clóvis). O o show “Canções Para Pequenos Ouvidos” tem direção de Fernando Escrich e Anderson Spada com concepção, cenografia, direção musical e arranjos de Fernando Escrich.

A circulação atual do espetáculo  “Canções Para Pequenos Ouvidos” é promovida pela Fundação ArcelorMittal, que há 13 anos realiza o Diversão em Cena, o maior programa para formação de público de teatro infantil no país. Em Curitiba a produção local é realizada pela Pró Cult. 

SERVIÇO: 

Show Orquestra Modesta – Canções Para Pequenos Ouvidos
30 de julho de 2023
15:00
Teatro EBANX Regina Vogue
Av. Sete de Setembro, 2775 lj 2004 Rebouças – Shopping Estação
classificação: Livre | 60’ | acessibilidade Libras 
ingresso: https://www.sympla.com.br/cancoes-para-pequenos-ouvidos__2029046 

*INGRESSOS DISPONÍVEIS PARA RESERVAS TERÇA-FEIRA, 25/7 ÀS 10 H, ATÉ SEXTA-FEIRA, 28/7 (término às 17 h ou enquanto durarem os ingressos)
– Haverá distribuição de ingressos na bilheteria do teatro 1 hora antes do início da apresentação, por ordem de chegada

Instagram: @orquestra_modesta  

Oficina 

2 de agosto de 2023
17:00 às 20:00
Cia do Abração 
Rua Paulo Ildefonso Assumpção, 725 Bacacheri 

inscrições: orquestra_modesta@gmail.com 

INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES 

Sobre o Álbum

Em 2018, a convite do Selo Sesc, a Orquestra Modesta lançou o CD homônimo com a gravação das canções do espetáculo. O álbum contém 9 faixas e está disponível em todas as plataformas. 

Canções Para Pequenos Ouvidos: “Dó Ré Mi Fá Sol Si Lá” é a canção de abertura composta especialmente para o espetáculo, faz a apresentação dos integrantes e seus instrumentos; “Atrasadinha Estressadinha” e “Passa o tempo” fazem parte do espetáculo infantil “Aurora e o Tempo”, baseado no livro Tempo de Vôo, de Bartolomeu de Queiroz, que fala sobre questões profundas e filosóficas relativas à passagem do tempo a partir do olhar da criança; “Segredinho” é uma canção delicada e singela que faz parte do repertório dos Doutores da Alegria; “O Banho” fala com graça da questão cotidiana entre pais e filhos e fez parte do espetáculo Poemas Esparadrápicos dos Doutores da Alegria de Recife; “Carimbó do Peixe Folgado” brinca com o ritmo do carimbo e é cheia de trocadilhos; “A Fazendinha“convida a plateia para cantar imitando vários bichos; “Vovó Tem Um Pé de Milho Lá no Fundo do Quintal” é uma canção feita especialmente para o projeto Comedoria Popular – Sabores e Saberes do Milho, da chef de cozinha recifense Ana Claudia Frazão e a “Marchinha da Orquestra Modesta” é o hino da orquestra e encerra o espetáculo em alto astral, em quase todas as sessões a plateia se levanta para dançar.

Sobre o autor

Fernando Escrich é idealizador e diretor musical da Orquestra Modesta. Durante 20 anos foi coordenador artístico da organização Doutores da Alegria e desde 2018 é diretor artístico da organização Amigos do Nariz Vermelho em Portugal.

No Brasil é um premiado diretor geral e musical. Também é compositor de trilhas originais para espetáculos teatrais específicos na linguagem do palhaço, principalmente direcionados ao público infantil.

Recebeu as mais importantes premiações do país o Prêmio APCA 2017* como uma das personalidades que mais contribuíram para o Teatro Infantil; Prêmios APCA 2015* de Melhor Espetáculo de Palhaçaria para Antes do Dia Clarear da Cia 2dois (diretor geral e musical) e Melhor Espetáculo de Texto Original para “Já Pra Cama!” do grupo Barracão Cultural (diretor geral); Prêmio APCA 2008 de Melhor Direção Musical pelo espetáculo infantil Senhor Dodói dos Doutores da Alegria.

Sobre vídeo clipes de animação: 

Lançados em outubro de 2019 pelo Selo Sesc, os clipes foram dirigidos por Cadu Macedo, do Cadux Studio, tem um quê de tudo que a Orquestra sabe fazer melhor: muitas palhaçadas e esquetes clássicas de palhaço. O primeiro é a Marchinha da Orquestra Modesta, o hit do carnaval de rua da criançada, onde os integrantes reais da Orquestra ganharam a companhia de um novo personagem. O segundo é da faixa Atrasadinha Estressadinha, cuja história traz uma reflexão bem interessante sobre o tempo nos dias atuais, em que as 24 horas do dia parecem cada vez mais curtas.

https://www.sescsp.org.br/online/selo-sesc/859_ORQUESTRA+MODESTA+E+ANIMADA#/

Acesso e formação de público

Para contribuir com a democratização do acesso à cultura, a Fundação ArcelorMittal atua diretamente em duas vias: a formação de público e a formação de profissionais para atuarem na área cultural. Neste contexto, destaca-se o Diversão em Cena. Realizado em parceria com grupos e produtores culturais, que contam com patrocínio da ArcelorMittal e Belgo Arames por meio das Leis Federal, Estaduais e Municipais de Incentivo à Cultura, a iniciativa leva apresentações teatrais gratuitas ou a preços populares a teatros, escolas e praças públicas de todo o Brasil. Em dez anos de programa, o Diversão em Cena já ultrapassou 2 mil espetáculos pelo país e alcançou um público de cerca de 1 milhão de pessoas.

Sobre a Fundação ArcelorMittal

A Fundação ArcelorMittal é o núcleo de investimento e transformação social do Grupo ArcelorMittal, e sua estratégia principal se divide em três eixos de atuação: educação, cultura e esporte. Por meio de projetos e iniciativas nessas áreas, se propõe a transformar a vida de crianças e jovens de forma coletiva e participativa, compartilhando conhecimento e inovação, contribuindo para a inclusão e a formação de cidadãos. 

Assessoria de Imprensa
BB Comunica 
Bruna Bazzo
(41) 998088009
comunicabb@gmail.com
@bb_comunica

Comente!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.