Bananeira Brass Band agita a cena musical curitibana e lança o projeto Palco Difusor

Projeto imersivo de seis meses abre edital de chamamento dia 20 de julho para seleção de artistas da música autoral na difusão da cultura da produção musical. 

Foto: Nicolas Salazar

Com intuito de descentralizar ações culturais na capital, o coletivo Bananeira Brass Band e a Diversa Produções, promovem no segundo semestre de 2023 o Palco Difusor. Projeto que vai circular por 5 Ruas da Cidadania e selecionar 5 artistas ou bandas com trabalhos autorais para uma imersão completa no processo da produção musical, incluindo vivência no Estúdio Aroeira e grande show de encerramento.

Funcionar como uma incubadora do mercado da música autoral curitibana em 3 frentes de profissionalização: os projetos selecionados ganham com a produção de material profissional; a Bananeira Brass Band ganha com o intercâmbio artístico; toda a equipe de produção, comunicação e estúdio ganha com o amadurecimento de sua atuação na cena da cidade.
Audryn Souza

A primeira etapa do programa teve início dia 20 de julho com a abertura do edital para as inscrições em formulário online: https://forms.gle/wxvVPCBMkTe8DduMA com encerramento no dia 10 de agosto (23h59). Após essa fase, os produtores musicais e curadores do Palco Difusor – Erica Silva, Bface e Gian Lucca, levam os selecionados para a próxima etapa com 5 encontros de criação junto a Bananeira Brass Band em estúdio para trabalhar e ensaiar repertório de show, gravação de single e live session. O resultado será divulgado no dia 21 de agosto na rede: @bananeirabrassband.

Passar pelas Regionais e se aproximar dos bairros faz do Palco Difusor um multiplicador nas comunidades, a fim de democratizar o acesso à produção e consumo cultural. “É uma proposta que visa a amplificação do ecossistema da música independente curitibana através da integração de diversas regiões da cidade buscando fortalecimento da economia cultural e profissionalização de todos os agentes culturais envolvidos”, afirma a produtora e gestora cultural do projeto, Pri de Morais.

O projeto prevê ainda ações sociais e integração com o público em cada Regional. Serão realizadas 5 oficinas de percussão direcionadas para instituições indicadas pelas Regionais que atendem adultos em situação de vulnerabilidade social, seguidas de apresentações da Bananeira Brass Band, em cortejo acústico.  “Realizar o circuito de shows nas Ruas da Cidadania é uma forma de garantir opções de lazer e entretenimento fora do centro. Além disso, a descentralização de ações culturais também é relevante pois grupos artísticos conectados com suas comunidades geram laços de identidade com seus contextos”, enfatiza  Audryn.  

Palco Difusor é um projeto realizado com recursos do Programa de Apoio de Incentivo à Cultura da Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura Municipal de Curitiba com o incentivo da Celepar e Phil Young’s.

SERVIÇO: 

Inscrições Edital – Link Formulário: 

https://forms.gle/wxvVPCBMkTe8DduMA

Data: 20/07/23 (00h) e 10/08/23 (23h59)

Resultado: 21/08/2023

Contato: bananeirabrassband@gmail.com

Sobre a Bananeira Brass Band

Formada por Audryn Souza (trompete), Denusa Castellain (saxofone), Emilyn Shayene (trombone), Fernanda Cordeiro (trombone), Lucas Ramos (trompete), Luís Fernando Diogo (percussão), Luís Rolim (percussão) e Pierre de Cerjat (sousafone), a Bananeira Brass Band é um coletivo de sopros e percussão que surge no cenário musical de Curitiba no ano de 2015 com o propósito de trazer a experiência que os membros da banda tiveram em sua formação musical através das bandas marciais e fanfarras difundindo e valorizando a música instrumental por meio de um show dançante em espírito festivo. 

A discografia da Bananeira Brass Band conta com um EP #PotassioNeles gravado em 2018 e um álbum gravado em 2020 intitulado “Feira Livre”, indicado ao Grammy Latino 2022 na categoria Melhor Projeto Gráfico de um Álbum.

A formação instrumental da Bananeira Brass Band é inspirada nas bandas de rua de New Orleans e na cultura das Brass Bands (bandas de sopros). Entre os integrantes: dois percussionistas, duas trombonistas, dois trompetistas, uma saxofonista e um tubista (sousafone). Tal formação possibilita apresentações no formato de cortejo (apresentações em movimento sem a necessidade de equipamentos de som e luz) e também shows em palcos e teatros. Apesar da influência de grupos estrangeiros, a banda busca trazer em seu repertório autoral a música brasileira, explorando ritmos dançantes de todas as regiões do Brasil, misturando gêneros musicais que vão do funk ao baião.     

Comente!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.