Réquiem de Guerra estreia em Curitiba a partir de poemas da 1ª Guerra Mundial, reunindo humor e arte drag

Criada entre São Paulo e Curitiba, peça de Giovana Lago realiza apresentações gratuitas e narra a saga de um soldado em seu processo de alistamento militar.

Na foto de Monica Lachman, Don Giovani encena o jovem rapaz e seu processo de alistamento militar. A peça gratuita entra em cartaz dia 28 de setembro no Espaço Fantástico das Artes.

Depois de realizar aberturas de processo em São Paulo, RÉQUIEM DE GUERRA estreia em Curitiba no dia 28 de setembro, e permanecerá em cartaz durante 3 semanas. Criada pela artista Giovana Lago, que perseguiu durante dois anos a ideia de uma ‘dragaturgia – a construção de cena a partir do deslumbre da linguagem drag’, a peça parte de poemas de jovens soldados LGBTQIA+ escritos nos fronts de batalha durante a I Guerra Mundial. A partir destes materiais, que foram trabalhados e retrabalhados pela artista, a peça discute a violência masculina e provoca: o corpo de um jovem rapaz é bélico por si só ou a história construiu uma carapaça ao seu redor? 

Com todas as apresentações gratuitas, a dramaturgia da peça aborda diversas discussões que estão muito em voga em dias como os de hoje, em que tanto debatemos o militarismo, por exemplo. Afinal, movida pela pesquisa histórica que desenvolveu acerca dos processos de propaganda e de alistamento durante a I Guerra, a artista Giovana Lago – mergulhada em sua persona drag Don Giovanni – concebeu a história da peça em que apresenta a jornada de um jovem rapaz de natureza doce e o seu processo de alistamento e treinamento corporal militar. Com humor e linguagem ágil, a peça tenta flagrar cenicamente a destruição da imagem do guerreiro viril frente ao imparável avanço das tecnologias bélicas. 

Procurando entender e desmontar o conceito do que seria uma representação legítima da masculinidade ideal em período de guerra, a artista mescla elementos do cabaré, do vaudeville e da comédia. Todos esses recursos estabelecem um diálogo mais popular que, embora divirta e gere risos, tem o propósito de pensar e provocar reflexões acerca da masculinidade, “explorando os signos e corporalidades da crise da virilidade através da poética drag king, que é a arte de fazer da masculinidade o seu show”, revela Giovana. Esses movimentos tão diversos propõem-se também a retirar a arte drag king e a cultura LGBTQIA+ do imaginário comum de entretenimento barato”, questiona a artista que desenvolve pesquisa drag king já há 6 anos.

Foto: Monica Lachman

A “drag”aturgia de “Réquiem de Guerra” está em construção desde junho de 2021, quando o projeto foi um dos selecionados para o recebimento de uma bolsa de desenvolvimento e pesquisa do Festival Panorama Raft, iniciativa independente do poder público brasileiro em parceria com diversas entidades privadas do Brasil, América do Norte e Europa. A estreia nacional ocorre em Curitiba, no próximo dia 28, e é produzida pela Pomeiro Gestão Cultural, com recursos do Mecenato Subsidiado de Curitiba, o que torna possível o caráter gratuito das ações. A temporada corre até o dia 15 de outubro, no Espaço Fantástico das Artes, sempre às 20h, sendo que aos sábados e domingos haverá sessões também às 17h. Para retirada de ingressos basta comparecer ao teatro com uma hora de antecedência. O trabalho é recomendado para pessoas acima de 14 anos. Acompanhar também: @domhiovanni.dk

SINOPSE

Um jovem rapaz tem a delicadeza exorcizada de seu corpo. Uma imitadora de homens do vaudeville é contratada para alistar novos soldados. Um jovem soldado carrega seu próprio corpo pelos campos de batalha. Partindo de poemas escritos por soldados LGBTQIA+ no front da I Guerra Mundial, Don Giovanni explora através da poética drag king e da linguagem dos shows de variedades como esse conflito alterou a paisagem e as subjetividades das masculinidades do século XX – e como isso ecoa nos corpos dos jovens rapazes de hoje.

SERVIÇO

Temporada de 28/setembro a 15/outubro. 
Quinta a domingo às 20h00. Sábados e domingos também às 17h.
Espaço Fantástico das Artes – Rua Trajano Reis, 41 – São Francisco
Entrada franca. Retirada de ingressos a partir de 1 hora antes no local. 
Classificação: 14 Anos I Duração: 60 Minutos I Sujeito à lotação. 

FICHA TÉCNICA

Concepção e Dragaturgia: Giovana Lago e Don Giovanni 
Interlocução em Dragaturgia: Jorge Machado, Juno Gasparoto, Neto Alencar e Rubia Romani
Interlocução em Encenação: Nash Laila 
Consultoria em Canto: Beatriz Id
Pesquisa em Movimento: Divanna Montez
Criação em Projeções: Ricardo Kenji 
Desenho de Luz: Semy Monastier
Sonoplastia e Criação em Áudio: Vini Ruiz 
Composição “Vossa Alteza, Bode Gigolô”: Beatriz Id, Felipe Botelho, Giovana Lago e Kaiala Mavamba
Harmonia “Vossa Alteza, Bode Gigolô”: Felipe Botelho
Participação especial em Vídeo: Fernando Piranha, Rud Fiamino, Maria João e Vinícius
Figurino e Adereços: Rafael Jubainski
Cenografia: Ana Kummer
Cenotécnica: Fabiano Hoffmann
Artesania de Leque: Anita Malcher
Elaboração de Material Didático: Be Rgb
Direção de Produção: Igor Augustho
Produção Executiva: Bruna Bazzo e Rebeca Forbeck
Captação de Recursos: Meire Abe
Estágio em Drag: Nicholas Patias
Assessoria em Comunicação: Bruna Bazzo – BB Comunica
Design Gráfico: Lucas Ferreira
Fotografia: Monica Lachman
Realização e Criação: Cabaré Notívagas
Realização e Produção: Pomeiro Gestão Cultural

Assessoria de Imprensa

BB Comunica 
Bruna Bazzo
(41) 998088009
comunicabb@gmail.com
@bb_comunica

Comente!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.