Ministério da Cultura e Fundação ArcelorMittal apresentam espetáculo de dança da premiada Cia Druw inspirado em Van Gogh em Curitiba

O infantojuvenil “Girassóis” ganha quatro sessões gratuitas no Teatro Zé Maria entre os dias 6 e 8 de outubro

Foto: Silvia Machado

Como parte da programação da Semana da Criança em Curitiba (PR), a premiada Cia Druw realiza quatro apresentações gratuitas do espetáculo de dança infantojuvenil Girassóis entre os dias 6 e 8 de outubro de 2023 no Teatro Zé Maria (R. Treze de Maio, 655 – São Francisco, Curitiba). Serão duas sessões na sexta-feira, às 9h e 15h, sábado, às 19h e domingo, às 17h e são viabilizadas por meio do Projeto Diversão em Cena, da Fundação ArcelorMittal. No dia 8, será oferecida uma oficina para crianças de 7 a 12 anos. As inscrições podem ser feitas com até 1h de antecedência, no teatro.

Inspirado nas telas de Van Gogh, o trabalho é dirigido, concebido e roteirizado por Miriam Druwe. “A Silvia Leblon, que assina a direção cênica, atuou também como provocadora, me ajudando a conduzir as minhas ideias. Como o tema era bastante amplo, primeiro selecionei as obras dele que mais reverberavam em mim. Depois, compartilhei isso com os bailarinos e entramos em um intenso processo criativo, norteado principalmente pelos autorretratos”, conta a diretora. 

A companhia costuma explorar a linguagem do clown nas suas produções – e com Girassóis não foi diferente. “Estudamos conceitos de luz e sombra para entender como os quadros se conectavam conosco. Cada intérprete escolheu um e eu coreografei a partir disso. Mais de 25 telas foram selecionadas”, completa. 

Um mergulho na vida de Van Gogh

Ao longo da encenação, tanto o pintor holandês quanto vários de seus icônicos personagens ganham vida diante do público. Alguns deles são “Gaughin”, “O Carteiro Roulin” e “O Escolar”.

O grupo buscou traduzir nos corpos as pulsantes e impulsivas pinceladas do artista, sempre carregadas de emoções. Por isso, a coreografia foi montada a partir dos fluxos de “plantar” e “colher”, conceitos muito presentes na obra de Van Gogh, que retratou camponeses e a natureza de um jeito único.

Para dar uma dimensão ainda mais poética ao espetáculo, algumas cartas do pintor são narradas na montagem. Já a trilha sonora, composta exclusivamente para o trabalho, é de Fábio Cardia.

O cenário e o figurino de Marco Lima contribuem para evocar o universo íntimo do mestre pós-impressionista. Inclusive, em 2017, Lima ganhou o Prêmio APCA pelos figurinos e direção de arte em “Pescadora de Ilusão”; pela cenografia, figurino e colaboração dramatúrgica em “Alice no País do Iê Iê Iê”; e pela cenografia e figurino dos espetáculos de dança para crianças “Vila Tarsila, Lúdico, Girassóis” e “Poetas da Cor”, da Cia. Druw.

Foto: Gustavo Moraes

A união de todos esses elementos resulta em uma narrativa leve e lúdica, potencializada pelos vídeos  de Tatiana Guimarães projetados pelo espaço.

“É interessante observar a percepção das crianças e a dos adultos sobre o espetáculo. Tem coisas que dialogam mais com um ou com outro. É uma experiência rica e emocionante para todos. Sinto que conseguimos humanizar essa figura tão emblemática que é o Van Gogh”, comenta Miriam.

Cia Druw

A Cia Druw vem desenvolvendo sua trajetória no cenário artístico da dança contemporânea por meio de uma intensa atividade que tem como foco de pesquisa,

criação, difusão e formação cultural.

Criada em 1996 pela bailarina e coreógrafa Miriam Druwe, a Cia Druw vem desenvolvendo um trabalho cujo principal objetivo é experimentar novas possibilidades

de pesquisa e criação dentro de uma linguagem própria. Seus temas percorrem caminhos variados, com um estilo coreográfico que passeia de forma bem humorada e reflexiva por temas do cotidiano e questões internas e externas da natureza humana.

Ao longo de 17 anos, a Cia Druw vem disseminando seu trabalho em âmbito nacional

e alcança público das mais variadas classes sociais e faixas etárias através de seu variado repertório, realização de oficinas para bailarinos, atores, crianças e educadores, sistematizando propostas de instrumentalização (capacitação) de profissionais para que possam desenvolver seus trabalhos com uma abordagem mais consciente, criativa e construtiva da dança e suas possibilidades de associação com outras linguagens como artes plásticas, teatro, música e poesia.

Reconhecida pela crítica e convidada a participar de vários eventos e festivais de dança em todo o país, a Cia Druw tem como um de seus objetivos a formação e a criação de espetáculos que possam contribuir para formação de público para a dança contemporânea, com temas atuais de interesse geral.

Sinopse

Detentor de uma força espiritual tão extraordinária como incontrolável, Vincent Van Gogh encontrou, seja por amor seja por exercício de sobrevivência, um modo de expressar suas paixões e sentimentos através de suas telas. Com suas pinceladas expressivas e carregadas de energia, de cores únicas só vislumbradas pelo coração, o pintor possuía uma incrível capacidade de transformar a natureza observada em sensações que conversam diretamente com a alma.

É inspirado por essa forma sensível de ver o mundo que nasce “Girassóis”, da Cia. Druw de Dança Contemporânea. Mergulhando na alma do pintor, suas histórias, obras e sua paixão pela natureza, o espetáculo traz Van Gogh e suas criações para um cenário leve, lúdico e poético, em que a vida se mostra em toda sua força, como as pinceladas pulsantes de emoção que marcaram toda a sua vida.

Diversão em Cena, da Fundação ArcelorMittal

Promovido pela Fundação ArcelorMittal há 13 anos, o Diversão em Cena está presente em mais de 60 territórios, sempre levando atrações culturais (gratuitas ou a preços populares) aos teatros e espaços públicos das cidades por onde passa. A temporada 2023 do maior programa para formação de público para teatro infantil do país faz parte das ações comemorativas pelos 35 anos da Fundação ArcelorMittal.

O projeto Diversão em Cena, um dos maiores programas de formação de público para teatro infantil do país, tem o objetivo de levar diversão, cultura e entretenimento para milhares de crianças e famílias, priorizando, além do público das capitais, diversas comunidades com pouca ou nenhuma oferta cultural, localizadas fora dos centros urbanos, inclusive em áreas rurais.

Fundação ArcelorMittal

A Fundação ArcelorMittal é o núcleo de investimento e transformação social do Grupo ArcelorMittal, e sua estratégia principal se divide em três eixos de atuação: educação, cultura e esporte. Por meio de projetos e iniciativas nessas áreas, se propõe a transformar a vida de crianças e jovens de forma coletiva e participativa, compartilhando conhecimento e inovação, contribuindo para a inclusão e a formação de cidadãos para um futuro melhor. Saiba mais em: www.famb.org.br.

Acesso e formação de público

Para contribuir com a democratização do acesso à cultura, a Fundação ArcelorMittal atua diretamente em duas vias: a formação de público e a formação de profissionais para atuarem na área cultural. Neste contexto, destaca-se o Diversão em Cena. Realizado em parceria com grupos e produtores culturais, que contam com patrocínio da ArcelorMittal e Belgo Arames por meio das Leis Federal, Estaduais e Municipais de Incentivo à Cultura, a iniciativa leva apresentações teatrais gratuitas ou a preços populares a teatros, escolas e praças públicas de todo o Brasil. Em dez anos de programa, o Diversão em Cena já ultrapassou 2 mil espetáculos pelo país e alcançou um público de cerca de 1 milhão de pessoas.

FICHA TÉCNICA

Direção, Concepção e Roteiro: Miriam Druwe
Intérpretes: Alessandra Fioravanti, Letícia Rossi, Elizandro Carneiro, Rafael Abreu, Manu Fadul, Gabriel Crispim e Orlando Dantas
Direção Cênica: Silvia Leblon
Trilha Sonora: Fábio Cardia
Cenografia e Figurino: Marco Lima
Projeto de Luz: Lúcia Chedieck
Vídeo-Cenário: Tatiana Guimarães
Treinamento Clown: Sílvia Leblon
Voz em off: Paulo Federal
Fotos: Cláudio Roberto e Sílvia Machado
Produção: Tono Guimarães – Plataforma Movente
Realização: Miriam Druwe Produções Artísticas
Gestão de projeto: Doble Cultural

SERVIÇO
Girassóis
De 6 a 8 de outubro de 2023,
sexta às 9h e às 15h, sábado, às 19h e domingo, às 17h
Teatro Zé Maria – R. Treze de Maio, 655 – São Francisco, Curitiba/ PR
Ingressos: gratuitos |Reservas em https://www.eventbrite.com/e/curitiba-cia-de-danca-convida-cia-druw-girassois-de-van-gogh-tickets-718082011627?aff=oddtdtcreator
Classificação indicativa: livre
Duração: 60 minutos
Lotação:  177 lugares
Acessibilidade:
Dia 7 de Outubro: Sessão com audiodescrição. Dia 8 de Outubro: oficina e espetáculo com tradução em Libras.

OFICINA

RECEBAM NOSSOS GIRASSÓIS

Oficina de dança voltada a crianças de 07 a 12 anos
Dia 08 de outubro de 2023, domingo às 14h
Duração da oficina: 1h30
Inscrições com até 1h de antecedência no teatro.
Limite de inscritos: 30 participantes
Oficina com tradução em Libras.

Informações à imprensa 

Canal Aberto Assessoria de Imprensa
Há 30 anos divulgando cultura

Márcia Marques – marcia@canalaberto.com.br | 11 9 9126 0425
Daniele Valério – daniele@canalaberto.com.br | 11 9 8435-6614

www.canalaberto.com.br 

Comente!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.