Fotos: Vinicius Grosbelli
Grandes festivais e shows nacionais fizeram parte da programação do TDQV durante o ano de 2018. Vou tentar resumir, fotograficamente como foram esses quase quarenta shows.
Shows históricos, como o último show da história d`O Rappa, realizado no Rio de Janeiro. Pela primeira vez, a banda Tribalistas saiu em turnê e eles se apresentaram na Pedreira Paulo Leminski. Continuei sendo o fotógrafo da banda curitibana Machete Bomb, e durante o ano foram alguns shows na companhia dessa que é uma das mais incríveis bandas independentes do Brasil.
E assim como na retrospectiva dos shows internacionais, preparei uma playlist muito especial, no Spotify, pra vc curtir e ouvir o que rolou por aqui. São mais de 6 horas de muita música nacional.
O Rappa
E uma das maiores e mais relevantes bandas da música brasileira chegou ao seu final. Em meio a muitos desentendimentos entre seus membros fundadores (Marcelo Falcão, Xandão, Marcelo Lobato e Lauro Farias) e depois de uma extensa tour de despedida, o último show da história da banda O Rappa aconteceu no dia 14 de abril de 2018 numa Jeunese Arena lotada.
Foram mais de 25 anos de estrada, conquistando fãs em todo o Brasil. E o TDQV não poderia deixar de registrar esse momento muito especial e triste também da história da banda.
Machete Bomb
Uma das bandas mais relevantes da cena independente nacional no ano de 2018, o Machete Bomb vem se notabilizando por apresentações cheias de energia e com um estilo musical próprio.
Com shows em festivais como o Psicodália, Goiânia Noise, COMA (Brasilia-DF), a banda percorreu o Brasil com seu “cavaco profano”
Festival Coolritiba
Em sua segunda edição, o Festival Coolritiba se consolida como um dos mais relevantes da cidade, com um line up diversificado, dois palcos e muita gente descolada.
Nessa segunda edição Francisco el Hombre, Nação Zumbi com participação especial de Black Alien, Scalene, Emicida que convidou Pity e Mano Brown, Maneva, Trombone de Frutas, Iza e Baiana System passaram pelas lentes do TDQV.
Festival Alternativo
O Festival Alternativo em Londrina desse ano seria uma das maiores edições já realizadas, porém tornou-se a última. Em meio a inúmeros problemas de cancelamentos de artistas, palcos e incertezas quanto a realização ou não do evento, alguns shows acabaram acontecendo. Entre eles das bandas Stolen Byrds, Cynthia Luz, Froid, CPM 22, Raimundos e Mano Brown.
O festival que vinha ganhando destaque pela qualidade dos artistas envolvidos e por ser o maior festival no interior do Paraná vai deixar saudades.
Prime Rock Curitiba
Um festival dedicado aos grandes nomes do Rock Nacional, que busca retomar o protagonismo em um cenário dominado por outros gêneros. A escolha de um line-up impecável e a grande presença de público contribuíram para o sucesso do evento, que já tem data para se repetir em 2019.
Fizeram parte da primeira edição do Festival Prime Rock Brasil: Huberto Gessinger, Paralamas do Sucesso, Frejat, Nando Reis, Jota Quest e Capital Inicial.
Outros grandes shows…
Ana Cañas
Uma das vozes mais combativas do atual cenário nacional a paulistana Ana Cañas se apresentou no Teatro da Caixa com a turnê de seu trabalho “Tô Na Vida”. Com mais de 10 anos de carreira Ana vem se destacando pelo posicionamento politico contundente.
Anavitória
Um dos principais nomes do pop nacional atualmente a dupla foi uma das principais atrações do Z Festival que aconteceu na Pedreira Paulo Leminski em Curitiba, e que teve Camila Cabello como headliner.
Angra
Com mais de 25 anos, o Angra é sem dúvida o principal nome do Metal no país. E Curitiba fez parte da “Ømni World Tour”, que celebra o lancamento de seu mais novo trabalho”Ømni”.
Armandinho + Braza
Uma noite muito especial na Live. A banda carioca Braza, subiu ao palco para abrir os trabalhos para um dos maiores nomes do reggae nacional, Armandinho. Rolou até uma “jam” com Armandinho e Vitor Isensee (Braza).
Cordel do Fogo Encantado
Um dos retornos mais esperados. se tornou real com o show dos pernambucanos do Cordel do Fogo Encantado, apresentando seu novo trabalho “Viagem Ao Coração do Sol“ na Ópera de Arame.
Criolo convida Nelson Sargento
Criolo é sem dúvida o artista que mais fotografei, foram mais de 10 shows, e cada um deles é especial em sua maneira. Este, em questão, foi inesquecível pois contou com a participação da lenda vida da arte nacional Nelson Sargento. A Ópera de Arame foi o palco desse encontro sensacional.
Ego Kill Talent
Uma das mais proeminentes bandas nacionais, com larga carreira no exterior, o EKT abriu a noite que contou com Queens of The Stone Age e Foo Fighters na Pedreira Paulo Leminki.
Lenine
Em seu show na Ópera de Arame, Lenine apresentou seu mais novo trabalho “Em Trânsito”, 13º disco da carreira do artista pernambucano. Acompanhado de uma excelente banda, com destaque para JR Tostoi nas guitarras e vocais.
Lobão
Um dos nomes mais polêmicos do rock nacional apresentou seu novo trabalho “Antologia politicamente incorreta dos anos 1980 pelo rock” na Ópera de Arame. Acompanhado pelos Eremitas da Montanha, Lobão concebeu nova cara a algumas das canções mais emblemáticas do rock nacional dos ano 80.
Mallu Magalhães + Tim Bernardes
Um encontro inédito que encantou o público do Popload Festival em São Paulo. Tim Bernardes (O Terno) e Mallu Magalhães protagonizaram um show muito bonito, intimista.
Maneva
Depois de se apresentar no Festival Coolriiba, a banda paulista de reggae Maneva retornou a Curitiba para se apresentar na Live Curitiba. Celebrando o amor, paz e muita música.
Rubel
O carioca Rubel é dono de uma voz doce, mas suas músicas são profundas se apresentou na Ópera de Arame num show que une mpb, folk e índie.
Silva
O capixaba Silva trouxe a Curitiba sua tour Brasileiro. Uma das novas caras da música popular brasileira, Silva lotou a Ópera de Arame em um show intimista e muito competente.
Tribalistas
Depois de uma espera de 15 anos, enfim, o trio Arnaldo, Marina e Carlinhos realizaram a primeira tour da banda Tribalistas. Sem sombra de dúvidas um dos mais aguardados e emocionantes shows nacionais no ano.
Tuyo
Tuyo é sem dúvida uma das mais relevantes bandas curitibanas da atualidade. Um dos maiores expoentes dessa rica cena musical local. E nessa noite, a apresentação foi de abertura para o show de Rubel, na Ópera de Arame.
Vitor Kley
Um dos nomes mais conhecidos da nova cena pop nacional, o gaúcho Vitor Kley subiu ao palco da Pedreira para se apresentar no Z Festival. Além de Vitor, se apresentaram nomes como Anavitória e Camila Cabello. E obviamente seu maior sucesso “O Sol” não poderia ficar de fora do set list.
Vanessa da Mata
Indiscutivelmente Vanessa da Mata é uma das vozes mais relevantes da música nacional. E ela trouxe seu novo show “Caixinha de Música”, para Curitiba. Sem dúvidas, um belo show.
Zeca Balero
O artista apresentou na Ópera de Arame seu novo show ” O Amor no Caos”. Um dos pontos altos foi a grande participação do público, majoritariamente feminino no palco, interagindo com Zeca. O show teve presença de canções de todas as fases da carreira do artista.