Objetivo do show é mostrar a possibilidade de viver em paz em meio a diversidade
O Teatro da Vila, na Cidade Industrial de Curitiba (CIC), recebe o artista curitibano RAPUSO e TRANSeuntes, no próximo sábado (03/08), às 15h30. O espetáculo tem a duração de 1h15, com um setlist de 17 músicas autorais, que emociona o público. A turnê conta com 6 shows, sendo um para gravação, e duas rodas de conversas sobre diversidade de gênero e saúde mental.
Após realizar diversas apresentações em lugares públicos, como a Rua XV de Novembro e transportes públicos, agora RAPUSO conta que surgiu a vontade e, mais do que isso, também a oportunidade de cantar e se apresentar em teatros.
Para quem já acompanhou o trabalho solo do compositor, pode apreciar a sonoridade diferente, desta vez, com a banda TRANSeuntes, em lugares fechados com outro tipo de acústico. Com o som mais introspectivo e uma voz suave, o objetivo do show é mostrar a possibilidade de viver em paz em meio a diversidade, transmutando a vivência em música.
RAPUSO afirma que todo o sofrimento vivido por ele foi por sentir a diversidade excluída, e agora tem a oportunidade de levar outras pessoas a sentirem a música para que também possam transmutar.
Em 2021, a música “A Pessoa Mais Feliz”, composta por RAPUSO, foi tema da campanha Orgulho Inspira Orgulho, do Grupo Boticário.
RAPUSO
O artista relata que o nome RAPUSO nasceu quando ele entendeu que é um ser que transita, momento em que se entendeu como uma pessoa trans. Com a liberdade de ser criativo para criar a identidade, RAPUSO utilizou a primeira sílaba de cada nome e sobrenome de registro – mantido nos documentos até hoje.
Para ele, o nome de registro representa a ancestralidade e, além disso, a escolha de RAPUSO só foi possível devido a quem ele já foi no passado e parte de quem é atualmente.
CARREIRA E COMPOSIÇÕES
RAPUSO iniciou o trabalho autoral em 2017, momento em que se descobriu trans. Desde então, começou a compor e viver com mais intensidade. Filho de pais pianistas, o artista estuda piano desde os 6 anos de idade e, segundo ele, “tem vivência de música desde o útero”.
Ainda em 2017, começou a tocar nas ruas e transportes públicos de Curitiba, dando maior importância ao sentido que a música trazia para a sua vida. Durante um período, era possível encontrar RAPUSO na Rua XV de Novembro e em diversas linhas de ônibus curitibanos.
O artista passou uma época em São Paulo, mas precisou retornar por motivos pessoais, foi então que nasceu a música “Príncipe”, após uma experiência difícil na capital paulista. “Me dá o colo que eu preciso lembrar que eu nasci pra ser príncipe em qualquer lugar”, afirma trecho da canção.
Agora, em uma nova fase, RAPUSO e TRANSeuntes apresentam a nova turnê . Com a ajuda do produtor Giorgio Bonfanti, de La Buzina Produções, o projeto do artista foi selecionado por meio da Lei Complementar 57/2005, do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura, Fundação Cultural de Curitiba e Prefeitura Municipal de Curitiba.
SERVIÇO
RAPUSO e TRANSeuntes
Local: Teatro da Vila
Horário: 15h30
Ingressos: https://appticket.com.br/rapuso-e-transeuntes-teatro-da-vila-cic