Marcelo Falcão esteve à frente de uma das mais proeminentes bandas nacionais de sua geração. Marcelo Falcão era a voz do grupo carioca O Rappa. Mesmo vindo de alguns anos em um evidente processo de desgaste entre os integrantes. Acentuadas com a vontade de Falcão em iniciar carreira solo, a banda fez uma longa tour de despedida, brindando os, sempre fieis, fãs da banda, com apresentações repletas de emoção. E essa história terminou de forma memorável, em um show na Jeunese Arena, no Rio de Janeiro, cidade natal da banda, para mais de 13 mil pessoas.
E agora, quase um anos após o final d’O Rappa, Marcelo Falcão estreia com seu primeiro disco solo, que possui pitadas de roots, rock, reggae, pop, hip hop,. Intitulado de Viver (Mais leve que o ar), o disco foi o resultado de um trabalho imenso de garimpagem em mais de 650 arquivos, gravados em celulares e outros equipamentos. Esses arquivos foram gravados durante as ultimas turnês d’O Rappa.
A produção do disco, ficou a cargo da dupla Falcão e Felipe Rodarte que, ao lado de Constança Scofield, comanda o estúdio Toca do Bandido (místico estúdio da música brasileira, fundado pelo icônico Tom Capone (1966-2004) onde O Rappa gravou seus discos de estúdio). “Esse disco passou por um processo longo de decupagem. Filtramos essas 600 e tantas músicas para chegar em 47”, conta Falcão.
E das quarenta e sete, 13 fazem parte do álbum Viver (Mais leve que o ar), gravado com um super time de músicos brasileiros, que contou com João Fera (dos Paralamas do Sucesso, nos teclados), Bino Farias (irmão de Lauro Farias, d’O Rappa, no baixo), DJ Negralha (companheiro da antiga banda, nas picapes) Marcos Suzano (percussão e também ex-O Rappa), Felipe Boquinha (bateria, n’O Rappa desde 2013), Hélio Ferinha (teclas) e o trio de metais formado por Edésio Gomes, Eneas Pacífico e Vinícius de Souza.
No disco, algumas participações especias se destacam, entre elas a de Lula Queiroga, parceiro de Falcão na música “mais leve que o ar”, e também na música “Viver” onde aparece na introdução, declamando alguns versos O maestro e arranjador Arthur Verocai (Jorge Ben, Marcos Valle, Gal Costa), que contribui com belíssima orquestração na faixa “Eu quero ver o mar”, e o lendário vocalista jamaicano Cedric Myton, integrante do
mítico grupo The Congos, na faixa “Diz aí”.
Confira abaixo o vídeo clipe do primeiro single que Falcão lançou. Viver, que contou com a participação especial de grandes amigos do cantor. Como
Fauzi Beydoun (Tribo de Jah), Lula Queiroga, Hélio Bentes (Ponto de Equilíbrio), Pablo Martins (1kilo), Chino (Oriente), J. Moziah (Reação), Ras Lau (Reação, Iza e Dj Negralha.
Ficha Tecnica
Marcelo Falcão – Viver (Mais Leve Que O Ar)
Produzido por Marcelo Falcão e Felipe Rodarte
Produção Executiva de Felipe Rodarte, Vinicius Falcão e Marcelo Falcão
A&R Wagner Vianna
Gravado por Raphael Dieguez e Felipe Rodarte na Toca do Bandido
Mixado por Álvaro Alencar no Criteria e Red Dot
Masterizado por Felipe Tichauer no Red Traxx