Britânicos estarão em 27 de agosto na Pedreira Paulo Leminski com a tour “Legacy of the Beast World Tour 22“ com ingressos esgotados. Banda se apresenta em Ribeirão Preto, no dia 30 de agosto e São Paulo, em 4 de setembro. Além de ser a headliner do Rock in rio no dia 2 de setembro
Fundado pelo baixista Steve Harris em meados dos anos 70, o Iron Maiden já estava firmemente estabelecido como uma das maiores esperanças do heavy metal quando invadiu o mundo com seu terceiro álbum (o primeiro com o vocalista Bruce Dickinson), The Number Of The Beast, em 1982.
Seguiu-se uma década de lançamentos clássicos e turnês que viriam a sintetizar o compromisso implacável e inabalável pelo qual agora são tão conhecidos, de realizar verdadeiras apoteoses musicais no palco. Essa década rendeu sete novos álbuns de estúdio, um álbum ao vivo, sete turnês mundiais, bem como a criação de Eddie – uma das figuras mais icônicas do rock mundial e o cartão de visita da banda para a base de fãs mais apaixonadas do planeta.
Os anos 90 provaram ser um período difícil para as bandas de heavy metal em geral, mas o Maiden seguiu em frente, alcançando ainda mais sucesso com álbuns como o aclamado Fear Of The Dark, de 1992, e até mesmo resistindo à saída de Bruce Dickinson, em 1993. Dois álbuns fortes foram lançados com o novo cantor, Blaze Bayley, e o Maiden continuou a honrar o compromisso com seu público em turnês intensivas.
No entanto, foi o retorno de Dickinson e do guitarrista Adrian Smith (que havia deixado a banda em 1990) em 1999, que estabeleceu a formação definitiva (Dickinson nos vocais, Steve Harris no baixo, Nicko McBrain na bateria e Smith, Dave Murray e Janick Gers – nas guitarras), anunciando uma nova era de ouro com o lançamento do álbum Brave New World, em 2000.
Esta nova era do Maiden atingiu um zênite surpreendente durante a “Somewhere Back In Time Tour”, que começou em fevereiro de 2008 e levou a banda a 50.000 milhas ao redor do mundo em 45 dias, voando em seu próprio Boeing 757, especialmente fretado, o Ed Force One, pilotado por Bruce Dickinson. Ed Force One foi manchetes em todo o mundo e a cobertura dessa turnê foi posteriormente transformada no premiado filme “Flight 666”. Lançado em 2009, esse impressionante documentário da vida na estrada – e no ar – chegou ao primeiro lugar nas paradas de DVD de música em 25 países, no mesmo ano em que a banda ganhou seu primeiro Brit Award de “Melhor Artista ao Vivo Britânico”.
Mais feitos se seguiram – desde alcançar o primeiro lugar em mais de 28 países simultaneamente, bem como um recorde histórico de #4 na Billboard com o álbum The Final Frontier, de 2010, até a turnê que se seguiu a bordo do Ed Force One, que levou a banda a cinco continentes em 66 dias, e ganhar seu primeiro Grammy nos EUA de “Melhor Performance de Metal” pela música “El Dorado” – uma prova da vitalidade surpreendente do Maiden.
Em 2013, a turnê mundial “Maiden England” levou a banda para a Europa, Estados Unidos e América do Sul, e no Brasil, mais uma vez para o Rock In Rio, onde esgotou 90.000 ingressos em poucas horas. Em 2018 a turnê “Legacy Of The Beast” foi aclamada pelos fãs e pela mídia como o show ao vivo mais extravagante e visualmente deslumbrante da carreira da banda, com uma produção e um setlist de sucessos inspirados no jogo para celular com o mesmo nome.
Apenas uma pandemia global poderia interromper o impulso do Iron Maiden e a agenda implacável de turnês, mas eles não pararam. Em novembro de 2020, lançaram um álbum duplo ao vivo, Nights Of The Dead, Legacy Of The Beast: Live In Mexico City, uma celebração da turnê que reuniu cerca de dois milhões de fãs.
E a história continua: Senjutsu, o novo álbum, liderado pelo vídeo inovador de “The Writing On The Wall”, não deixa dúvidas: o Maiden está de volta e há tempos emocionantes pela frente.
Serviço
Iron Maiden em Curitiba
Data: 27 de agosto de 2022 (Sábado)
Local: Pedreira Paulo Leminski (R. João Gava, 970 – Abranches)
Horáro: 21h
Abertura dos Portões: 17h
Classificação etária: 16 anos
(Menores de 16 anos entram somente acompanhados dos pais ou responsáveis legais.)