Projeto + Música apresenta “Sopros e Piano”

Fotos: Vincius Grosbelli

O Museu Oscar Niemeyer (MON) realizou no último dia 26 de novembro, no Auditório Poty Lazzarotto, o último espetáculo do projeto + Música de 2015. Esta que foi a sétima edição do projeto trouxe o concerto “Sopros e piano”, com o quinteto Sopro5 e o pianista Rodrigo Oliveira. No repertório Robert Schumann, Claude Debussy, Heitor Villa-Lobos, Igor Stravinsky, Gyorgy Ligeti, Mario Tavares, Radamés Gnatali e Rodrigo Oliveira.

O concerto foi em comemoração aos 13 anos no Museu Oscar Niemeyer e teve  em seu repertório compositores canônicos da história da música, com obras importantes do repertório da música ocidental e que marcaram época do ponto de vista conceitual e técnico, como por exemplo As Seis Bagatelas, de Gyorgy Ligeti, e as duas obras brasileiras para quinteto de sopro, de Radamés Gnatali e Mario Tavares, que transitam entre o popular e o erudito utilizando elementos da popular/folclórica brasileira dentro de uma forma erudita.

Os espectadores puderam também apreciar a composição Vara de Marmelo, de Rodrigo Oliviera, escrita originalmente para piano e clarinete e arranjo para quinteto de madeiras e piano de 2015. Essa obra é uma Milonga, estilo de música e dança tradicional de várias partes da América Latina e Espanha. No Rio Grande do Sul é um muito difundida entre as canções nativista sendo um elemento integrador da cultura brasileira, argentina e uruguaia.

Sopro5
Formado por músicos da Orquestra Sinfônica do Paraná, que aliando suas experiências orquestrais e camerísticas buscam em sua proposta apresentar obras originais e adaptações, divulgando e incentivando a criação de novas obras para esta formação de instrumentos que unem timbres sublimes. Com estilo e bom gosto eles mostram como se pode dividir com o publico os prazeres da boa música. Fabrício Ribeiro (flauta), Marcos Vicenssuto (oboé), Marcelo Oliveira (clarinete), João Vitor Jr. (fagote), Fabio Jardim (trompa).

Rodrigo Oliveira
Graduado em Composição e Regência pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná. Atualmente trabalha como pianista, compositor e arranjador. É integrante do grupo Klezmorim CWB onde desenvolve um trabalho de pesquisa de música étnica e repertório autoral, tendo feito turnês no Sul do Brasil e Austrália.

(Para ver a foto ampliada, basta clicar na imagem)

Fotos: Vincius Grosbelli

 

Comente!